domingo, 8 de julho de 2018

Serra do Silveirão até Cânion Josafaz.

Ahhh o Domingo. Dia para relaxar, curtir com a família, descansar da estressante rotina do dia a dia.

Nada mais justo que um passeio caseiro, gostoso e de forma tranquila. Sendo assim, a missão para o Domingo seria um bate e volta, fazendo uma caminhada relaxante ao som dos pássaros e da natureza, Nada mais justo para começar cheio de vigor e energia a enfrentar a rotina da cidade na semana que está para nascer em algumas horas.

Assim a ideia foi tomando forma durante a semana, como planejamento é tudo, elencamos alguns roteiros aptos a nos proporcionarem estes momentos de felicidade, comodidade e calma mental e física disponíveis em nosso estado, o Rio Grande do Sul.

Gramado? Porque não, não é verdade? Com toda infraestrutura disponível, mais o período de frio que esta fazendo agora no inverno, parece óbvio relaxar em um belo Domingo de sol.

Shopping praia de belas em Porto Alegre? Com todas as opções de entretenimento disponiveis, salas de jogos, cinema e praça de alimentação, lojas para comprarmos roupas e outros itens importantissimos, sem os quais não podemos sobreviver, parece uma opção que toma mais força.

Serra do silverão e Cânion Josafaz....Aqui realmente temos uma pequena caminhada, contato com a natureza, algo leve e rápido, sem falar no conforto que existe em cima do cânion, poderíamos unir a mágica do frio existente em Gramado e toda a praticidade do shopping existente no percurso, então que assim seja.

Para não ficar pesado entre todos que toparam ir, marcamos saída as 2 e meia da manhã, pois também não vamos exagerar e sair muito cedo.

O destino está cravado em Mampituba, uma megalópole na divisa do Estado do RS com SC através da cidade de Praia Grande(onde apesar do nome, nenhuma praia poderá ser encontrada).

Após boa música e um belo passeio no carro, onde o magnifico visual da estrada foi brindado com a neblina, porém, totalmente recompensando aos clássicos dos maiores compositores do Brasil,tais como, Latino, Rouge, Luka e outros grandes nomes que estavam no pendrive, chegamos ao destino com um pouco de atraso, pois já eram quase 6 horas da manhã.

Para dar sorte, o carro fica estacionado em uma igreja católica,assim temos toda proteção no trajeto.

Estávamos em roça da estância, lugar que possivelmente é um distrito da cidade de Mampituba, traduzindo, o interior do interior. Para iniciar o dia um belo café colonial, não poderia ser diferente, pois se deixamos de ir para Gramado, começaríamos o dia do mesmo modo como se la estivéssemos.

Trazendo na mochila as mais belas iguarias, como sanduicheis, trakinas, um suculento pedaço de salame mofado e estragado, enchemos nosso aparelho digestivo e partimos para aproveitar o dia de modo tradicional e tranquilo.

Para inicio tinhamos uma bela subida de 12 a 13 KM para caminhar, então fomos bem lentamente e sem fazer força, claro, galgando cada metro acima antes que o sol do dia viesse até nós.

No momento em que o sol brilhou para nos preencher de vitamina D, encontravamos ja um pouco acima de alguns morros da região.

A subida se da por uma estrada de chão batido em condições excelentes para trafegar de bota, calçados de EPI ou algum outro equipamento de trilha.

Seguimos subindo, desfrutando de toda calmaria e alegria que era vibrante em nosso corações.

Posteriormente, como ninguém é de ferro, mais uma pausa para tomar água, comer frutas, um verdadeiro banquete, realmente não ir para Gramado foi a decisão acertada, cirúrgica e precisa.

A estrada do silveirão sobe até precisamente, 900 metros de elevação e mais um pouco, medição aferida através de blogs da internet, pois em um lugar como este precisamos trabalhar com informações precisas.

A subida é confortável e relaxante para as pernas, mente, coração e pulmão. Na estrada somente existe mato, campos, um pouco de gado aqui e ali e dois portões.

Não previamos que dois portões fechando completamente a estrada estariam no caminho.

No momento que isto acontece é melhor manter a calma, tomar decisões coesas, onde o grupo não corra riscos e estejamos dentro da lei, sendo assim, pensamos muito por uns 30 segundos e partimos pular o portão.

Portão pulado e para não perder o costume continuamos subindo, subindo e subindo mais um pouco para relaxar e tonificar bem as pernas.

Eis que um som de moto ecoa no horizonte. Tal som de moto, subindo a estrada, após pularmos o portão, trás consigo uma sensação de arrependimento. Poderíamos ter aguardado e sequer fazer força para pula-lo. Mas, tudo bem, a vida é feita de escolhas, e já havíamos feito a nossa.

Minutos depois encontramos na estrada o motoqueiro, popularmente conhecido como, caseiro ou capataz, senhor muito gente boa, conversamos e avisamos sobre onde gostaríamos de ir, sobre o fato de encontrar o portão e de que não existia nenhum aviso, pulamos e conversaríamos com alguém caso tivéssemos contato com civilização nesse local (É importante deixar claro, que em nenhum momento qualquer sensação de medo, tais como,  se quem está subindo armado ou ainda coloca se nos gentilmente para fora sequer passou em nossas mentes).

Conversamos um pouco e o homem gentilmente disse que poderíamos andar por ali tranquilamente até o cânion e, ainda iria sinalizar na estrada com um galho em que ponto deveríamos entrar na nova trilha.

Agradecemos e fomos novamente subindo, sem fazer força.

Ao se ganhar toda elevação, continua-se por uma estrada a esquerda, onde andamos em estrada e trilhas, tudo novamente muito relaxante, sinalizado e com direito a almoço na praça de alimentações, assim, novamente não restaram dúvidas que foi a decisão acertada o trajeto que estávamos fazendo, muito melhor que o shopping e gramado.

Existem momentos na vida em que fazemos escolhas erradas, mesmo assim, persista, inclusive quando escolher errado onde pisar.

Subindoooooo.

Após um almoço de rei e uma caminhada leve, em ritmo moderado de 21 KM, chegávamos ao destino final, o Cânion Josafaz.

Apesar das imagens não exibirem da mesma forma que ver ao vivo, o Josafaz é um lugar bem legal para quem gosta desse tipo de atividades na natureza e aventura, o Cânion possui 16 quilômetros de extensão, o que o torna realmente muito grande, não sendo possível transmitir em uma unica imagem uma visão completa do local. Possui cachoeiras, um rio próximo a sua borda, o qual necessita ser atravessado se estiver vindo no caminho que fizemos e muita mata nativa, um visual realmente selvagem, de um local que realmente encontra-se sem exploração nociva ainda.

Esse vídeo disponibilizado no youtube trás uma imagem de drone que mostra como é legal o Cãnion, mais o fato de difícil acesso, diferente de Cambará, faz um ambiente realmente incrível, não desmerecendo os cânions ao lado, pois são incríveis também.

Como não é um cânion com foco comercial e turístico como os de Cambará do Sul, por exemplo, não possui muitos recursos nas proximidades,mas é ótimo para ser visitado em caminhada, de bicicleta e realizar acampamentos próximós a sua borda em uma área protegida por árvores.

Há uma estrada que parte da rota do sol e leva até o Cânion propriamente dito, porém somente veículos robustos 4X4 conseguem esse acesso, ou uma bicicleta ou ainda nossas boas pernas, um excelente veiculo de locomoção.

Para coroar nosso dia, aproveitamos imensamente estar ali no cânion (uns 20-30 minutos). Olhamos o relógio e a distância que havíamos percorrido, registramos o momento com alegria e começamos a voltar.

Então lá fomos descendo bem tranquilo, sem fazer força os 21 KM que restavam.

Em virtude da distância pegamos o por do sol e o anoitecer no caminho.

O visual de volta por incrível que pareça (É o mesmo que da ida kk) por estar nos campos de cima da serra, possui uma paisagem unica e selvagem também pelo fato de ser ainda de certa forma remoto o local. Matas de Araucárias (pinhão) acompanham todo trajeto, riachos, pequenos córregos de água e muito barro, fazem seu papel, nos proporcionando a paz, conforto e tudo que buscávamos ao sair de casa.

Descemos, Descemos e descemos, até que em um determinado momento, sem fazer muita força, perdemos toda aquela elevação de mil metros e voltamos para onde estava o carro.

Saímos cedo, voltamos tarde, dormimos poucos, andamos e andamos, subimos e descemos, e também rolou muita risada, muita conversa brincando com as situações e bom humor, está é a mágica desse tipos de atividades, além dos belos locais, natureza e etc. Na descida todos estavam cansados, óbvio, sente-se um joelho aqui, uma dor ali, um ciático ou até mesmo o cabelo dói, brindando com  fome, mas o momento, a história e o que fica não tem preço.

Voltamos falando nunca mais, nunca mais, entretanto, após chegar em casa, afirma-se, vou outra vez.

Sendo assim, este blog fez sua parte de lançar um ótimo roteiro para família, para suas férias e para quem quer relaxar um pouco.

Abaixo vou deixar ficam links do wikiloc com o trajeto e de outro blog no qual foi utilizado para coletar informações iniciais da caminhada. Blog muito bom e que aborda o tema de outra forma(de forma séria).