sábado, 17 de novembro de 2018

Geriva VS Barreiros.

Aproveitando um Sábado antes das eleições.


Ilustres e ávidos leitores, retomando as postagens mais acessadas quando o tema se refere a roteiros para turismo e descanso, chegamos ao fatídico dia que antecede as eleições 2018, uma disputa ferrenha que divide o Brasil? Talvez? ele não? ele sim? Lula livre ou Lula Preso?Estatização ou a privatização? Na incumbência de tentar entender o cenário politico da maior economia da América do sul, e vasculhar nas entranhas de nosso raciocínio repostas para as perguntas levantadas, embarcamos em uma formosa e majestosa trilha nos confins da mata atlântica.

Reunimos representantes expedicionários, valentes, intrépidos, estudados e poliglotas das mais diversas esferas das sociedade, assim, reunimos fascistas,golpistas,comunistas, liberais e socialistas de Iphone, para ao final desta postagem chegarmos a uma conclusão pacifica sobre o destino de nossa nação.

Nossa reflexão se inicia as margens da Rodovia rota do sol, especificamente na tenda do JAJA.

Com objetivos fortemente traçados, debateríamos com direito de réplica e tréplica alguns temas subindo quase mil metros de elevação através da serra do Geriva e com descida pela serra do Barreiro, acessos aconchegantes, vigorosos e de belezas singulares.

Não estávamos a passeio, pois o assunto é sério.

Como de costume nossa equipe, desta vez formada por parlamentares, tomou todos os cuidados com os prazeres da vida como, luxo, boa gastronomia e conforto.

O deslocamento é realizado pelas margens da rota do sol com acesso a estrada lateral a mesma, posteriormente entre uma propriedade e uma cerca esta a subida para inicio da trilha. Este primeiro trecho é de mata fechada, pedra, barro e bem ingrime, justamente o que precisávamos para recuperarmos nosso folego e raciocínio, afinal tínhamos de debater os temas ao longo do percurso.

Partidários em plena felicidade em estrada vicinal rumo ao inicio da trilha.

Este trajeto relatado aqui é uma caminhada pesada, possui uma subida bem íngreme pela mata, seguido de um trajeto com uma escadaria de pedra o qual chega-se em uma área de campo. Nesta, ainda sobe se um pouco alternando alguns momentos com percas e ganhos de elevação, até que por fim, novamente ao entrar em mato e cruzar um riacho, chega-se a um ponto mais uma vez em campo, porém já em região de planalto, onde inicia se a descida através da serra do Barreiros. Esta ultima também bem íngreme, um trajeto normalmente explorado por cavalos, sendo um acesso barrento e pedregoso no morro. Para realizar esta tarefa em um dia apenas, no estilo bate e volta, é recomendado que se esteja acostumado a caminhar, iniciando cedo, e, principalmente faça sem peso, com a mochila leve, utilizando somente o básico para um dia. Com mochila pesada o ideal é acampar, subindo em um dia, dormindo, e regressando no próximo, a subida da primeira trilha, denominada serra do Geriva é  bem pesada para ser realizada com considerável quantidade de kilos na mochila, então caso opte por acampar, inicie cedo, leve água em abundância, pois no trecho de subida não existem pontos, e tenha persistência para curtir o relaxamento nas pernas que sera propiciado pelo ganho elevação em maravilhosa caminhada.

O Trecho de subida compreende umas das caminhadas mais belas do Rio Grande do Sul, a medida que a caminhada chega a altura e ao campo, toda formação de montanhas e relevo da região fica visível de forma espetacular, parte do trajeto conta com duas cascatas uma em cada lado, onde a caminhada segue pelo morro do meio, com certeza para quem não conhece o percurso, vale muito apena gastar um tempo tirando fotos.

Após cruzarmos a parte íngreme inicial de mata fechada, chegamos a um acesso por "escadaria" e ao campo.

Subindo a escadaria, ao fundo fica a rodovia rota do sol, ja bem pequena na paisagem.

Flagra naquele precioso momento de relaxamento.


Bancadas discutem temas e buscam um senso comum.

Ao final da escadaria formada, o trecho em campo é muito bonito, possuindo um belo visual dos morros da região os quais ficam menores ao redor.

Visual a partir do campo.

Eis que surge um vale em nossa frente. Bem ao meio há uma cascata. Ainda caminharemos até la, dando a volta no morro.


Momento de tensão em nosso debate

Cabana e galpão existentes no campo para trabalhos com o gado.

Lideres de Direita e Esquerda analisam a situação politica da trilha.

O percurso até este ponto das imagens acima pode ser bem cansativo, mas nada que água, e uma relaxada curtindo o visual e falando muita besteira entre amigos não resolva.

Dotados de conhecimentos e posições politicas nossa equipe continua sua jornada, novos desafios, temas, projetos de leis e nossa constituição são discutidas durante o caminho.

Após toda a análise minuciosa e eficaz, modéstia a parte, em que realizamos, concluímos mais um trecho do debate e da caminhada. Seguimos no topo dos morros, caminhando entre outras áreas montanhosas.

Vista panorâmica nas alturas.

Uma foto editada com maestria, profissionalismo em edição.

Caminhando com morros por todos os lados.

Aquele momento de oratória onde cada um defende seu discurso.

Oratórias e lideranças de diferentes perspectivas são ecoadas entre montanhas neste momento de debate.

Mais um pronunciamento sendo realizado.

Parece que direita e esquerda chegam a um denominador comum.

Muito mais que concordância, um gesto de valor, o amor, entre direita e esquerda foi encontrado neste ambiente encantador e montanhoso.

De braços abertos uma ultima tentativa de fala.

As vezes o cansaço pode nos desmotivar.

Se estiver cansado ou sem água, o percurso conta com um ambiente motivacional muito forte para nos fazer seguir em frente.

Após debater, defender posições concretas e, caminhar, nada mais merecido que recuperar o fôlego, pois ninguém é de ferro.



Ascensão a mais um topo.


E este visual nos acompanhava por boa parte da subida.

Após uma manhã de caminhada, já tínhamos resultados marcantes e históricos, algumas respostas foram obtidas e o que parecia impossível, uma convivência pacifica, saudável entre pessoas com posições diferentes se mostrava possível e viável. Assim, o melhor ato que um ser humano pode realizar deveria ser executado para celebração, momento de comer, de almoçar. Nesta hora o ápice da fome e da gastronomia entram em ação, alem de grandes políticos, tínhamos no grupo excelentes cozinheiros, de tal forma, refeições de encher os olhos aparecem em meio a mata em um passe de mágica.

Passar fome não faz parte do menu.

MasterCHEF

Requintado, requisitado e prático prato frio.

Refeitório.

Totalmente recuperados, revigoradas, com a fome saciada, já portando todas as vitaminas, ferro, zinco, potássio e demais necessidades fisiológicas supridas, um triste momento chega. Talvez um até breve, não um tchau. O momento da descida seria iniciado.

A descida continua sendo bem interessante, passa-se por cima de uma cascata, "cascata do barreiro", e, deste ponto em diante a água se torna presente em muitos momentos cruzando nosso caminho.


Caminhada no planalto antes da descida.

Aqui já bem próximo de uma parte de estrada, saindo da área fechada.

O Percurso todo em si é bem marcado, mas é aconselhável sempre uma análise prévia pelo google earth e a utilização de um GPS. O wikiloc pelo celular, uma opção barata e funcional já é suficiente, funciona muito bem na região.

A descida pela serra do barreiro não possui dificuldades de orientação, pois basta seguir o caminho, com chegada em estrada de chão batido. Deixamos o segundo carro ao término da estrada para quem vem da serra, sempre seguindo a mesma rota. Ao final em uma interseção existe uma igreja onde foi o ponto final.

Abaixo tracklog disponível no Wikiloc:


Alerta, a próxima imagem pode ser pesada de mais, pois esta repleta de gente interessante e bonita, então tenha paciência para abri-la.



Entre Fascistas,golpistas,comunistas e quaisquer outros adjetivos ou classificações que possam ser atribuídas a um ser humano atualmente no Brasil, prosperamos.

Finalizando, a que conclusão chegamos e quais as respostas para as perguntas levantadas?

A resposta é...Vá para trilha, faça o que gosta e aproveite com seus amigos.


4 comentários:

  1. Tchê! O texto está sensacional Moisés, super bem detalhado e uma visão muito divertida e engraçada da nossa aventura! Ficou demais, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Diogao, que venham muitas outras pela frente ainda.

      Excluir
  2. Bem escrito e divertido como sempre, aguardado o momento de novas aventuras e próximos capítulos.
    Muito bom, abraço!

    ResponderExcluir